Método Wim Hof – Quais os benefícios da banheira de gelo que tem atraído famosos?
Técnica ajuda a controlar o corpo e a mente através da respiração, exposição ao frio e foco mental
De personalidades nacionais como Cauã Reymond, Felipe Tito e Diego Hypolito a internacionais como Lady Gaga, a onda do momento é expor o corpo a baixas temperaturas como, por exemplo, o método Wim Hof, técnica de respiração e meditação desenvolvida pelo holandês Wim Hof.
Hof, que ficou conhecido como “O Homem de Gelo”, ficou famoso por suas façanhas, como subir o Everest de shorts e ficar imerso em gelo por longos períodos de tempo, graças a sua capacidade de controlar seu sistema nervoso autônomo e seu sistema imunológico. O método desenvolvido pelo holandês consiste em três pilares: respiração, exposição ao frio e foco mental.
1. Respiração: envolve uma série de respirações profundas e rápidas, seguidas de uma retenção de ar nos pulmões. Isso pode ser repetido várias vezes, o que ajuda a aumentar a oxigenação do corpo, reduzir o estresse e aumentar a energia.
2. Exposição ao frio: geralmente é feito por meio de banhos frios, natação em água gelada ou simplesmente ficando ao ar livre em temperaturas baixas. A exposição ao frio é benéfica para o sistema circulatório e imunológico, além de aumentar a produção de endorfinas e outros hormônios que promovem o bem-estar.
3. Foco mental: envolve a prática de meditação e visualização para controlar a mente e se concentrar no momento presente. A meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de lidar com o estresse.
A técnica de Wim Hof tem sido estudada cientificamente e tem sido associada a vários benefícios à saúde, conforme explica o educador físico, Hernani Marques.
“A técnica de respiração pode ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a produção de células T, que são importantes para o sistema imunológico. A exposição ao frio também tem sido associada a uma melhor saúde imunológica e circulatória, além de ajudar a reduzir a inflamação”, explica.
Hernani Marques
Porém, Hernani faz um alerta, o método não é recomendado a qualquer pessoa. “Nem todo mundo pode se submeter a esse método, especialmente quem tem problemas circulatórios ou sensibilidade ao frio, pois podem apresentar alguns efeitos colaterais, como formigamento, vermelhidão na pele e até mesmo queimaduras de frio em casos extremos”, finaliza.
Recentemente o ator Duda Nagle compartilhou em suas redes sociais a preparação e sua imersão na banheira de gelo. De acordo com o ator, a intenção é realizar o método pelo menos três vezes por semana, com sessões de 7 minutos. Duda tem o apoio da SnowGo, a startup de delivery de gelo que realiza a entrega dos sacos de gelo na residência do ator.
O pai da Zoe ainda comentou em seu Instagram que pretende fazer uma live com um profissional qualificado para explicar as vantagens da prática e como conciliar com a alimentação, suplementação e exercícios.
Uma das postagens do ator, dentro de uma banheira de gelo, gerou mais de 41 mil curtidas, além de levantar quase mil comentários entre fãs e personalidades públicas, como o jornalista Evaristo Costa que comentou: “Isso é para os fortes. Não é o meu caso”.
Profissionais da saúde também expressam seu apoio à prática. Para o otorrinolaringologista, especialista em plástica facial, Dr. Victor Gebrim, a prática é uma excelente forma de estimular o sistema imunológico.
“Ao contrário do que as pessoas pensam, submeter o corpo a temperaturas frias é saudável, pois a água fria auxilia na circulação sanguínea, além de ajudar nas dores inflamatórias. Isso porque, com a temperatura da água mais baixa do que a do corpo, o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura natural, fazendo com que o sangue chegue mais rápido a todas as áreas do corpo”, explica.
Dr. Victor Gebrim
Desafiado pelo ator, o CEO da SnowGo, Pedro Castro também se rendeu a experiência e entrou nessa “fria”.
“Olhando de fora parece loucura que uma pessoa suporta ficar mais de um minuto imerso em uma banheira de gelo, mas quando você encara o desafio e mantêm o controle da respiração e foco mental, se torna um momento de relaxamento”, conclui.
Pedro Castro
Se você se interessou em experimentar o método Wim Hof, é importante aprender a técnica corretamente, conforme ressalta o educador físico. “É preciso começar devagar, ir aumentando gradualmente a exposição ao frio e a prática da respiração e meditação. É importante ter cautela para evitar problemas como a hipotermia. A prática é para ajudar a saúde e não prejudicar”.
Vale lembrar que antes de iniciar qualquer prática é importante ter o acompanhamento de um profissional qualificado. Caso tenha interesse em experimentar o método, fale com seu médico e seu preparador físico.