Fenômeno chatGPT – Nem tudo o que parece é
Apenas no mês de janeiro a ferramenta teve cerca de 13 milhões de usuários ativos, mais que o dobro de dezembro de 2022
Por Eduardo Augusto – CEO da IDK
Considerado um fenômeno pela velocidade com que conquistou muitos usuários, o popular chatbot da OpenAI, o ChatGPT, se tornou o aplicativo de crescimento mais rápido da história, após atingir a marca de 100 milhões de usuários ativos mensais, em janeiro deste ano, segundo informações do banco suíço UBS.
De acordo com o relatório que destaca dados da empresa de análise, Similar Web, apenas no mês de janeiro a ferramenta teve cerca de 13 milhões de usuários ativos, mais que o dobro de dezembro de 2022.
Para muitos entusiastas a ferramenta marca uma nova era da Inteligência Artificial (IA) e na tecnologia de linguagens. Por outro lado, existe uma grande gama de pessoas que têm questionado a tecnologia, afinal, estaria o homem criando uma máquina para substituir a capacidade humana de pensar, criar e gerir seus negócios?
Enquanto uns apreciam o ChatGPT outros [os críticos] questionam sua limitação e baixa criatividade. Assim como os humanos a IA comete erros, pois apresenta informações ultrapassadas, contudo, existe uma harmonia entre a soma da IA e do humano.
Se para as grandes empresas a tecnologia é limitada, de baixo potencial e inacabada, para os pequenos e médios negócios pode ser uma revolução na forma de se comunicar com o público e vender, para estes o chatGPT é uma ferramenta genial. Além disso, trata-se de uma ferramenta em constante evolução, pois tem a capacidade de aprender rapidamente com seu uso constante.
Como todas as tecnologias, é necessário tempo de amadurecimento, e as agências têm um papel fundamental nisso, pois não é empurrando novas tecnologias para os cliente que você irá performar ou que o consumidor final dele irá se beneficiar.
É de extrema importância reconhecer a nova era, as mudanças e se adaptar, a tecnologia não é fim, é o meio. Ela auxilia em muitas frentes, mas para que isso aconteça de forma sustentável e realista é necessário estudar suas vantagens antes de sair implementando só porque está na moda.
A IA não vai descartar o humano, mesmo porque, como disse anteriormente, a ferramenta sozinha não faz nada, mas, ela pode ser útil em diversos processos.
Possibilidades de uso
- Atendimento ao cliente: a ferramenta pode ser treinada para fornecer suporte e solucionar dúvidas de clientes em nome da empresa, tanto por meio de chatbots quanto por outros canais de comunicação.
- Análise de dados: com seu conhecimento em machine learning e processamento de linguagem natural, a plataforma pode analisar grandes volumes de dados para ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas e estratégicas.
- Geração de conteúdo: é possível gerar conteúdo de alta qualidade para a empresa em vários formatos, como textos para blogs, descrições de produtos, e-mails, entre outros.
- Automação de processos: pode ajudar a automatizar processos repetitivos e burocráticos, aumentando a eficiência e a produtividade da empresa.
- Treinamento de funcionários: pode ser utilizado para treinar funcionários em diversas áreas, como atendimento ao cliente, vendas, marketing, entre outras.
É importante ressaltar que a lógica para o uso da IA deve ser a mesma que utilizamos quando vamos aderir ou contratar uma nova tecnologia para nossa empresa.
Ao escolher um software de gestão que não atenda às suas necessidades específicas, você entende que isso pode resultar em uma série de problemas, como dificuldades em gerenciar os recursos da empresa, atrasos nos processos e falhas na comunicação entre as equipes.
Ou seja, a mesma lógica pode e deve ser aplicada ao uso do chatGPT, descartá-lo antes mesmo de experimentar ou testar superficialmente é negar a evolução das tecnologias e o futuro.