Cerimônia das Areias – cores, formas e união indissolúvel
De origem havaiana, a cerimônia das Areias teve início nas cerimônias realizadas nas margens da praia. Essa prática antiga tinha como hábito os nativos apanharem um punhado de na beira mar e depositar em um recipiente sobre o altar. Diz a crença que esse ato representa a união indissolúvel dos noivos, fazendo referência dos grãos que jamais poderão ser separados homogeneamente.
Essa prática passou a ser procurada por muitos casais que buscam uma cerimônia alternativa e cheia de simbolismo. Segundo o cerimonialista Rafael Faria, “Hoje em dia, muitos noivos procuram uma forma diferente de celebrar a união, ainda que sigam uma determinada religião”. O bacana da cerimônia das Areias é que ela pode ser realizada em locais clássicos, como um salão ou ao ar livre, sem regras, o que vale é a emoção e a simbologia dos sentimentos representada nas cores das areias.
A cerimônia
Na prática, a cerimônia das Areias consiste em depositar areia colorida, disposta em vasos pequenos que, posteriormente, são despejadas em um vaso maior que será guardado pelos noivos.
O rito começa com os pais dos noivos que despejam a areia de cor branca que representa a pureza. Em seguida é a vez dos padrinhos, cada par com uma cor, e todas com um significado diferente. Enquanto os padrinhos despejam a cor no vaso maior o celebrante vai dizendo o significado de cada cor. Os noivos são os últimos a realizarem o rito, cada um com a cor de sua preferência. Ao final, os noivos apresentam o vaso, demonstrando o compromisso assumido perante familiares e amigos.
Conforme mencionado anteriormente, o conceito que envolve a cerimônia das Areias está no fato de uma vez misturadas, nunca mais se separam. E assim é o desejo de todos para a vida dos recém casados.
De acordo com Rafael Faria, a cerimônia das Areias realizada por ele reúne cerca de 25 cores, que podem ser escolhidas pelos noivos para cada casal de padrinhos, “seja pelo significado ou mesmo pela harmonia do desenho que pode vir a formar”, conclui o cerimonialista.
Significado das cores
Preto – mistério e fantasia, sofisticação, luxo e dignidade.
Branco – paz, inocência e pureza.
Vermelho – paixão, amor e desejo.
Verde – esperança, vigor, juventude, frescor e calma.
Amarelo – calor, luz e descontração, prosperidade e otimismo.
Azul – lealdade, fidelidade, personalidade, sutileza, ideal e sonho.
Castanho – maturidade, consciência, responsabilidade, conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Lilás – espiritualidade e intuição.
Rosa – beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
Dourado – a cor do ouro está à riqueza, a algo majestoso.
Rafael Faria
Jornalista, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias, Rafael Faria celebra casamentos há 10 anos. Desenvolveu um estilo próprio, sempre com prioridade de personalizar cada cerimônia, para que os casais digam “sim” de um jeito diferente e único.
Com sua voz marcante, emociona e cativa quem o ouve. Gosta de casamentos e isso faz com que conheça ritos, regras e tradições.
Trajetória
Sua marca registrada é a versatilidade. Graduado em jornalismo e pós graduado em Comunicação Criativa, atuou em jornais, revistas e rádios. Foi assessor de imprensa e secretário de comunicação da Câmera e da Prefeitura de Araras, seu município natal.
Na televisão teve sua primeira aparição como repórter na Rede Vida, TV Educativa de Araras, Rede Bandeirantes onde foi repórter e apresentador e Rede Família apresentando telejornais e uma revista eletrônica, além de dirigir programas de TV.
Dono de uma voz ímpar, forte e marcante, além de cerimonialista é consultor de etiqueta e eventos e leciona na rede Senac e em cursos superiores.
Contatos
(19) 9.9749-7121 | (11) 9.8412-1818
E-mail: cerimonial@rafaelfaria.com.br
Site: www.rafaelfaria.com.br