Cerimônia da Árvore – o símbolo da vida
Muitas são as formas de celebrar o casamento, desde o tradicional ao moderno com a cerimônia das areias, do vinho, da luz, entre outros. No rol de cerimônias alternativas destacamos a Cerimônia da Árvore, um ritual repleto de simbolismo que tem, cada vez mais, conquistado o coração dos noivos. Isso porque, assim como o casamento, a árvore precisa de cuidados para viver, precisa ser alimentada com água, adubo, ser podada para crescer forte. Já o casamento deve ser alimentado por sentimentos como amor, carinho, afeto, companheirismo, respeito, entre outros sentimentos que o manterá vivo por toda a vida.
Esse simbolismo acompanhará o casal por todo o período do casamento, afinal, a árvore deverá ser cultiva em seu lar, assim, deverão juntos ver o crescimento da muda que se tornará uma linda árvore se cuidada com o mesmo zelo que o casamento.
A simbologia
A árvore, em muitas culturas, especialmente no ocidente, é considerada o símbolo da vida. Se faz presente em diferentes rituais das culturas celtas, gregas, romanas, persas e até mesmo em culturas do oriente, pois ela também representa vitalidade, força e vitória.
A árvore também surge em outras culturas como o símbolo sagrado da criação, fecundidade e imortalidade, pois representa a ligação entre o céu, à terra e o submundo. Tal analogia segue a lógica de que suas folhas crescem em direção ao céu, o tronco é ligado à terra e as raízes se encontram no submundo.
A cerimônia
Indicada, principalmente, para casamentos ao ar livre, a Cerimônia da Árvore é relativamente simples, porém repleta de emoção e sensibilidade. Enquanto o celebrante pronúncia palavras sobre a importância da união que está sendo selada, os noivos, juntos, plantam a mudinha como marco da união, prometendo cuidar dela da mesma forma com que cuidarão um do outro. “A árvore precisa de muito amor, cuidado e uma base firme para crescer linda e forte, exatamente como o casamento”, declara o celebrante Rafael Faria para os noivos.
Durante o ritual é possível ainda os padrinhos ofertarem adubo, pedras entre outros elementos que têm por princípio fortalecer a árvore em seu crescimento. A cada elemento ofertado o celebrando profere palavras inspiradoras exaltando a importância do ato e reforçando que a árvore que estão plantando representará a força do casal e que será compartilhada com suas gerações futuras.
É ou não uma linda e inspiradora cerimônia?
Elementos para a celebração
1 vaso
1 muda de árvore
2 recipientes com terra
1 vasilha com água
Rafael Faria
Jornalista, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias, Rafael Faria celebra casamentos há 10 anos. Desenvolveu um estilo próprio, sempre com prioridade de personalizar cada cerimônia, para que os casais digam “sim” de um jeito diferente e único.
Com sua voz marcante, emociona e cativa quem o ouve. Gosta de casamentos e isso faz com que conheça ritos, regras e tradições.
Trajetória
Sua marca registrada é a versatilidade. Graduado em jornalismo e pós graduado em Comunicação Criativa, atuou em jornais, revistas e rádios. Foi assessor de imprensa e secretário de comunicação da Câmera e da Prefeitura de Araras, seu município natal.
Na televisão teve sua primeira aparição como repórter na Rede Vida, TV Educativa de Araras, Rede Bandeirantes onde foi repórter e apresentador e Rede Família apresentando telejornais e uma revista eletrônica, além de dirigir programas de TV.
Dono de uma voz ímpar, forte e marcante, além de cerimonialista é consultor de etiqueta e eventos e leciona na rede Senac e em cursos superiores.
Contatos
(19) 9.9749-7121 | (11) 9.8412-1818
E-mail: cerimonial@rafaelfaria.com.br
Site: www.rafaelfaria.com.br