Cerimônia Convencional – o tradicional também é inesquecível

Entre tendências modernas e criativas, as cerimônias convencionais ou tradicionais como é comumente conhecida ainda são muito realizadas e continuam cada vez mais emocionando e tornando o grande dia inesquecível, ainda que realizada por um celebrante de casamento. 

Dando continuidade à nossa série de matérias Cerimônia Convencional, Moderna ou Criativa – o que prevalece é a emoção, e com o respaldo do experiente cerimonialista e mestre de cerimônia Rafael Faria, o assunto hoje é o que envolve a cerimônia de casamento convencional.  

Embora não tenha reconhecimento religioso – por não ser conduzida por um líder religioso – os casamentos convencionais realizados por celebrantes seguem a linha dos ritos oferecidos pelas igrejas, sejam elas católicas ou evangélicas e recebe esse nome para distinguir das cerimônias alternativas, conforme explica Rafael Faria, “Eu estabeleci essa denominação para diferenciá-la das cerimônias em que também se acrescenta um rito alternativo”.  

Neste caso estamos falando no uso de simbolismos que podem ou não serem incorporados ao conteúdo de uma cerimônia convencional”. Contudo, “é natural que se tenha uma identificação do casal com esses símbolos, seja pelo seu significado ou até mesmo pela lembrança que eles podem gerar para o casal”, enfatiza Rafael. Assim, a conotação religiosa é opcional, depende da realidade de cada casal. 

Foto: Divulgação Rafael Faria Cerimonial

 

Cerimônia Convencional passo a passo 

1º Passo 

Introdução – se inicia com as boas-vindas aos convidados, seguido da apresentação da história dos noivos. 

* A história dos noivos é escrita pelo celebrante mediante um questionário respondido pelos noivos no ato da contratação do serviço. O questionário contém perguntas que serão utilizadas para traçar o perfil do casal. 

2º Passo (opcional) 

Leitura bíblica – o conteúdo é opcional, podendo ser substituído por outro texto de preferência do casal ou até mesmo ser excluído. 

* Os noivos podem optar pela leitura de um poema como, por exemplo: “O amor – Fernando Pessoa”, “As sem razões do amor – Carlos Drummond de Andrade”, “Amar é mudar a alma de casa – Mário Quintana”, “Eu não existo sem você – Vinícius de Moraes”, “Meu destino – Cora Coralina”, “Amor – Álvares de Azevedo”. 

3º Passo 

Papel dos padrinhos – de forma dinâmica e descontraída, o celebrante apresenta a função dos padrinhos no casamento, mostrando a todos a real importância de terem sido escolhidos para aquele momento. 

* Padrinho é o diminutivo de pai, ou seja, a responsabilidade do padrinho e madrinha deve ser semelhante ao cuidado de um pai e de uma mãe, ambos devem ser presentes na vida do casal, por isso a importância da escolha. 

4º Passo 

Votos – seguindo o estilo dos casamentos americanos, o casal, em segredo, escreve juras de amor e neste momento declara publicamente um ao outro perante a família e amigos. 

* Os votos podem ser espontâneos, ou seja, ditos no momento ou podem ser lidos. 

Foto: Divulgação Rafael Faria Cerimonial

 

5º Passo (opcional) 

Bênção dos pais – esse é o momento em que os filhos (noivos), ainda solteiros, se voltam para os pais e agradecem os agradecem por todos ensinamentos, esforços e dedicação, mostrando-se prontos para formar a própria família, com base na criação recebida e também é o momento de apresentar a pessoa amada, pedindo a bênção dos pais. Esse é um momento de pura emoção, pois os pais não esperam por isso.  

* Ao optar pela bênção dos pais, os noivos recebem o conteúdo previamente e no momento do voto pode ser lido. 

6º Passo 

Troca de alianças – com palavras leves, ditadas pelo celebrante e repetidas pelos noivos, eles trocam as alianças. 

* Aqui o conceito Família é enfatizado como: “Eu te escolhi como minha família”. 

Amar é mudar a alma de casa – Mário Quintana

Rafael Faria  

Jornalista, Cerimonialista e Mestre de Cerimônias, Rafael Faria celebra casamentos há 10 anos. Desenvolveu um estilo próprio, sempre com prioridade de personalizar cada cerimônia, para que os casais digam “sim” de um jeito diferente e único. 

Com sua voz marcante, emociona e cativa quem o ouve. Gosta de casamentos e isso faz com que conheça ritos, regras e tradições. 

Trajetória 

Sua marca registrada é a versatilidade. Graduado em jornalismo e pós graduado em Comunicação Criativa, atuou em jornais, revistas e rádios. Foi assessor de imprensa e secretário de comunicação da Câmera e da Prefeitura de Araras, seu município natal. 

Na televisão teve sua primeira aparição como repórter na Rede Vida, TV Educativa de Araras, Rede Bandeirantes onde foi repórter e apresentador e Rede Família apresentando telejornais e uma revista eletrônica, além de dirigir programas de TV.  

Dono de uma voz ímpar, forte e marcante, além de cerimonialista é consultor de etiqueta e eventos e leciona na rede Senac e em cursos superiores. 

Contatos 

(19) 9.9749-7121 | (11) 9.8412-1818 

E-mail: cerimonial@rafaelfaria.com.br 

Site: www.rafaelfaria.com.br  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *