Cerimônia Convencional, Moderna ou Criativa – o que prevalece é a emoção
Apesar dos índices do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicarem um aumento no número de divórcios no país, cerca de três casamentos para um divórcio, com o agravante da crise econômica que se estende nos últimos anos, o mercado de casamentos, ao que tudo indica, não tem sofrido tanto impacto, pelo contrário. De acordo com a ABRAFESTA (Associação Brasileira de Eventos), esse mercado vem movimentando bilhões e se mantêm parcialmente estável.
Por ser um mercado sazonal (temporal), quem sobressaiu à crise foi quem se reinventou, quem soube achar um nicho de atuação. Neste cenário destaca-se a reinvenção das cerimônias de casamento que proporciona uma experiência personalizada aos noivos e convidados. E no quesito criatividade, as novas cerimônias têm atraído olhares antes receosos, pois muitas são as ofertas.
Tradicional ou contemporâneo, dinâmico ou intimista, criativo ou clássico, não importa o estilo, fato que é que casamento não saiu de moda, pelo contrário, continua cada vez mais desejado, não apenas pela noiva, que é quem mais se envolve profundamente com os preparativos para a cerimônia, mas também pelo noivo que deixa o espaço de coadjuvante para se unir a noiva no papel de protagonista.
Para explicar melhor o que é e como funciona cada cerimônia e, principalmente, a diferença entre cerimônia convencional e alternativa, a redação do Wir Tun News conversou com Rafael Faria, um profissional multifacetado. Com uma voz marcante Rafael se destaca no mercado de casamentos como cerimonialista e mestre de cerimônia e na área de comunicação é graduado em jornalismo e pós-graduado em Comunicação Criativa, tendo apresentado diversos programas de televisão e atuado em jornais, revistas e rádios no estado de São Paulo. Há dez anos celebra casamentos e desenvolveu seu estilo próprio, sempre com a propriedade de personalizar cada cerimônia para que os casais digam “sim” de um jeito diferente e único.
E agora? Cerimônia convencional ou alternativa, qual escolher!
Cerimônia Convencional
Como o próprio nome diz essa celebração é a base para todo tipo de cerimônia, embora o conteúdo seja diferente, porém, segue-se basicamente a mesma estrutura. De acordo com Rafael Faria, “a cerimônia convencional se aproxima a uma sequência apresentada pelas igrejas, seja católica ou evangélica. No entanto, por não ser conduzida por um ‘líder religioso’, o celebrante não tem o poder de dar a bênção ao casal”.
É importante ressaltar que a cerimônia convencional, geralmente é reconhecida como uma cerimônia religiosa por apresentar conteúdo voltado a determinados costumes, seja pela leitura de um texto bíblico ou até mesmo por alguma oração. No entanto, isso é opcional “depende do desejo de cada casal”, declara Rafael.
Cerimônias Alternativas
Neste cenário, diferente das cerimônias convencionais, as cerimônias alternativas são inúmeras, infinitas. Segundo o celebrante “algumas são baseadas em certas culturas como celta, havaiana, mexicana. Outras são adaptações de ritos realizados em algumas partes do mundo, como a das areias”, conclui.
E tem ainda as que se baseiam em símbolos que possuem relação com o casal, como a da cerveja e do café, criadas por Rafael Faria justamente para atender casais que pediram o uso desses elementos durante a cerimônia. “Eu, no meu rol, ofereço cerca de 15 tipos, mas não são as únicas que existem e nem as que faço. Sempre gosto de novidade. Basta me provocar que crio algo novo. O importante é que cada casal diga sim do seu jeito”.
Quando os noivos escolhem uma cerimônia personalizada acredite ela será única, exclusiva e isso independe se escolhem uma cerimônia convencional ou alternativa. Para Rafael Faria é impossível ter um casamento igual ao outro. “A sequência dos acontecimentos até pode ser a mesma, mas as palavras empregadas não. Até porque cada casal é único e tudo depende da emoção daquele momento”.
As simbologias
Justamente por serem cerimônias baseadas em certas culturas ou adaptações de rituais praticados em qualquer parte do mundo, as cerimônias alternativas são cercadas de simbologias, como explica o celebrante “A cerimônia das areias, por exemplo, consiste em misturar areias coloridas num vaso, desejando que assim como aqueles grãos nunca mais serão separados, assim deve ser a história do casal. Além disso, cada cor carrega significados, sejam sentimentos ou atitudes, que o casal deve fazer acontecer na vida em família”. Essas simbologias, em algumas cerimônias, envolvem não apenas os noivos, mas também a família como um todo, como é o caso da cerimônia da luz “nessa cerimônia o casal recebe dos pais uma vela acesa, representando cada família e os valores passados de geração em geração e juntos acendem uma nova vela, simbolizando uma nova família”.
Se por um lado, as cerimônias que envolvem alguma cultura ou ritual apresentam uma simbologia explicita e já definida culturalmente, por outro as cerimônias como da cerveja e do café precisaram de um estudo aprofundado a cerca desses elementos para serem realizadas, conforme explica Rafael, “Nos dois casos o casal gostava, e certamente gosta, muito dessas bebidas. Assim, me pediram para criar alguma cerimônia com esses elementos. Minha missão foi estudar a concepção de cada bebida e fazer uma analogia com o casamento. Na prática utilizamos os insumos e outros objetos necessários para o preparo de ambas. No caso da cerveja não é possível beber algo preparado naquela hora, por isso já deixo uma cerveja gelada num balde, afinal o brinde não pode esperar. Já no caso do café, o próprio casal faz o preparo da bebida e a saboreia”.
Em 10 anos no segmento de casamento o cerimonialista declara que a cerimônia campeã de audiência entre as celebrações alternativas é a das Areias. “No meu caso, sempre faço a opção em que pais, padrinhos e até outras pessoas queridas, como avós e crianças, participam, cada um com uma cor e, por fim, ao mesmo tempo, o casal. O resultado é um vaso colorido e que vai pra casa dessa nova família”, finaliza.
E aí, ficou curiosa(o) para saber como é cada cerimônia? A seguir apresentamos os 15 tipos de Cerimônias Alternativas criadas e realizadas pelo Cerimonialista Rafael Faria. E a partir de hoje vamos publicar, aqui no Wir Tun News, diariamente, um tipo de cerimônia pra você conhecer e se encantar.
Tipos de cerimônias Alternativas
- Cerimônia Convencional
- Cerimônia das Areias
- Cerimônia da Árvore
- Cerimônia do Vinho
- Cerimônia da Luz
- Cerimônia Mexicana
- Cerimônia Handfasting
- Cerimônia das Rosas
- Cerimônia Medieval
- Cerimônia dos Temperos
- Cerimônia da Água
- Cerimônia do Fogo
- Cerimônia dos Nomes
- Cerimônia da Cerveja
- Cerimônia Oriental
- Lançamento – Cápsula do Tempo