Mulheres no mercado de TI: desafios persistem, mas elas avançam

Estudo aponta que três em cada dez mulheres no mundo estudam carreiras de tecnologia e engenharia

Historicamente, a área de Tecnologia de Informação (TI) é predominantemente masculina, contudo, o estigma de que este mercado foi feito somente para homens vem ficando para trás. Apesar de as mulheres enfrentarem muitas barreiras para ingressar na área, tem ocorrido um aumento significativo da presença feminina em cargos de liderança e gestão na indústria de tech, em diferentes níveis hierárquicos, especialmente em cargos de C-Level e posições em conselhos.

De acordo com estudo da Women in the Digital Age, três em cada dez mulheres no mundo estudam carreiras de tecnologia e engenharia. Esse aumento tem gerado benefícios significativos para as empresas e para a economia como um todo. Isso porque as mulheres têm o poder de estabelecer novas perspectivas e habilidades para o mercado, o que pode levar a uma maior inovação e criatividade nos produtos e serviços oferecidos pelo setor.

No Brasil, essa realidade é ainda mais desafiadora. Estudo feito pela Revelo mostra que apenas 12,7% dos profissionais de tecnologia são do sexo feminino. Embora muitos especialistas estimam que a lacuna no mercado de TI seja proporcional ao que acontece no âmbito educacional, o cenário tem melhorado exponencialmente nos últimos anos. A crescente demanda por profissionais, a maior oferta de programas de estudo, as mudanças nos valores corporativos, entre outros fatores, têm favorecido a presença e o acolhimento das mulheres em diversos cargos do setor. 

A Head of People & Culture na Keyrus, Dineia Vieira, também expressa que os próximos anos para as mulheres são promissores.

“Faz parte da cultura da nossa empresa garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e os mesmos incentivos que os homens, porque não vemos diferença intelectual ou de capacidade, pelo contrário, as mulheres têm desenvolvido um excelente trabalho neste setor”, conclui.

Dineia Vieira – Head of People & Culture na Keyrus

Para a multinacional especializada em inteligência de dados e transformação digital, a diversidade é um fator importante para a inovação, conforme esclarece Head of People da Keyrus no Brasil. “Acreditamos que a diversidade e equidade é importante não apenas para a empresa, mas principalmente para o mercado, pois nos permite gerar ideias a partir de pontos de vista e realidades diferentes, o que gera um valor adicional aos nossos processos de inovação e à nossa cultura”, afirma.

Valores corporativos como estes permitem aproveitar o talento das mulheres que contribuem de maneira significativa para o crescimento e desenvolvimento de um setor cada vez mais humano e integral. 

Além disso, qualidades que vão desde a experiência, capacidade de inovação e resolução de problemas, até o empoderamento, preparação e compromisso com que enfrentam cada desafio, são fatores determinantes para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos da empresa.

Para a multinacional, seu propósito contínuo e transversal em todas as áreas é contribuir para o fortalecimento de um setor mais equitativo na América Latina. Por isso, sua proposta exige principalmente ser uma inspiração no papel que desempenham, a fim de promover o estudo da tecnologia nas novas gerações e, assim, derrubar os estereótipos de que a área de TI é principalmente para o gênero masculino. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *