Solução End to End: o modelo de negócio da nova geração
Companhias que investem em solução end to end têm um ganho substancial no que diz respeito à agilidade de seus processos
O principal objetivo do marketing é atingir seus clientes potenciais onde, quando e da forma que eles desejam ser alcançados. E, em se tratando de transformação digital e da indústria 4.0, a cadeia de suprimentos tem se tornado cada vez mais orgânica.
Neste sentido, criar uma estratégia eficaz para alcançar esse público é o principal desafio, afinal, para ter sucesso na produção e nas vendas, é necessário alinhar os objetivos do varejo e da indústria. Além disso, é preciso aproximar ainda mais os elos que compõem o fluxo de mercadorias. É justamente neste ambiente que surge o chamado Marketing End to End (E2E) ou Marketing ponta a ponta.
Levando em consideração os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) que subiu 1,4% em setembro, alcançando 84,4 pontos – que segue a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano, onde o patamar supera em 16,5% o resultado de setembro de 2021 – conseguiremos compreender a importância da solução E&E para os negócios. Quando ocorre uma alta no fluxo de consumo, como o mencionado, gera um estímulo nas marcas para atender essa demanda, logo, aderir a essa solução é o mais recomendado.
Basicamente, o conceito de Marketing E2E, em uma tradução adaptada, faz referência a uma solução de ponta a ponta para a cadeia de suprimentos. “O End to End é uma ferramenta que coloca os processos em contato, favorecendo a gestão desse fluxo como um todo, passando pela produção à distribuição, estoque, frota, formação dos colaboradores e pelo relacionamento com clientes e fornecedores”, explica o Sócio e Diretor Comercial da Maui, Renan Miyamura.
Resumidamente, é uma cadeia onde o ponto de contato permite ter uma visão global de todos os processos, além de fiscalizar se tudo está sendo feito conforme o que foi estabelecido, de modo a evitar falhas e reafirmar os valores da empresa, ou seja, o objetivo do workflow da solução E&E é otimizar o ritmo das tarefas.
Essa praticidade é o que torna a solução E2E o principal modelo de negócio da nova geração, pois proporciona uma maior flexibilidade, visibilidade e visão ampla do negócio.
“Além disso, um dos principais benefícios do marketing E2E é que a sua implantação ajuda a economizar. A empresa tem a opção de utilizar um único software de gerenciamento, o que reduz os custos. Mas há também a possibilidade de unificação de processos. Este garante maior precisão e facilita o compartilhamento de informações ao longo da cadeia, o que tende a resultar em decisões mais acertadas, menos desperdício e possibilidade de identificar áreas onde é possível enxugar os custos”, pontua Renan.
Por que a solução End to End é necessária hoje em dia?
Em tempos onde a tecnologia está ao alcance de todos, a integração é importante para que o cliente possa acompanhar de perto todas as etapas, com a vantagem de ter que lidar apenas com um ponto de contato, pois apenas um grupo especializado fica responsável por solucionar problemas, reorganizar o cronograma e fazê-lo funcionar, enquanto o cliente fica livre para trabalhar mais estrategicamente e focar em seu core business.
“Companhias que investem em solução end to end têm um ganho substancial no que diz respeito à agilidade de seus processos, evitando que se gaste tempo com o controle de cada etapa por conta própria”, conclui o diretor comercial.
Vale lembrar que hoje o cliente potencial busca valor e não apenas preço, vantagens e uma boa experiência. Por essa razão, a solução E&E é indicada para quem deseja integrar canais, tecnologias e elementos de marketing online, a fim de guiar seu público em seu funil de vendas e assim torná-los consumidores da marca.