As competições mais bizarras do planeta – Parte 2
Parte 2 (10-15)
É fato que a natureza do homem é competitiva. Talvez seja a necessidade de satisfazer o próprio ego ou para determinar o mais forte ou mais apto para tal coisa, seja qual for a situação.
Contudo, algumas competições acontecem muito mais para o divertimento do que propriamente determinar o mais apto, afinal, pouco acrescentam para a evolução da sociedade.
Se você se divertiu com a primeira parte da matéria sobre as competições mais bizarras que nossa equipe selecionou, também vai gostar dessa segunda leva, pois, pode acreditar, é ainda mais bizarro.
Divirta-se!
TOP 10) 100 Metros com Baratas
Realizada há 36 anos no Story Bridge Hotel, em Brisbane, a competição é uma das principais atrações na Austrália que acontece anualmente no dia 26 de janeiro, data em que se comemora o dia Nacional da Austrália.
Diz a lenda que a disputa começou quando dois vizinhos começaram a brigar sobre quem tinha a maior e mais gorda barata do bairro. Desde então, os donos do hotel Story Bridge passou a organizar a competição que consiste em estender uma lona no chão e soltar as baratas, ganha a disputa o inseto que chegar primeiro à borda da lona. Detalhe, não é permitido baratas voadoras para evitar vantagens.
TOP 9) 500 Milhas de Grama
Essa modalidade esportiva surgiu em 1973 no Reino Unido. Criado por um grupo de amigos (cortadores de grama) que frequentava um Pub na cidade de Northchapel, na Inglaterra, o “Grama Race”, como é popularmente conhecido, ganhou adeptos também na Austrália, Estados Unidos e Luxemburgo. Jim Gave, principal fundador da competição, sempre foi um apreciador de esporte automobilístico, porém, como pilotar um carro de Fórmula 1 é um privilégio para poucos, Jim resolveu fundar a British Lawn Mower Racing Association (Associação Britânica de Corrida dos Cortadores de Grama), elevando o Hobby a um patamar de competição. Desde então, a Corrida de cortadores de grama foi ganhando proporção e atualmente possui diferentes categorias sendo elas: Campeonato Britânico, Campeonatos Mundiais, Grande Prêmio da Inglaterra e a mais famosa de todas, 12 Hours Endurance Race.
O esporte é semelhante a corrida de Kart, a diferença está na pista, o Grama Race é realizado em uma pista de terra e grama. As regras são as mesmas das praticadas em outras categorias de automobilismo, correr um determinado número de voltas e tentar chegar em primeiro lugar.
Para evitar acidentes durante o percurso, as lâminas que vão embaixo dos cortadores de grama são retiradas. Além disso, todos os cortadores seguem normas e exigências estabelecidos pela Associação, a proposta é que haja equilíbrio entre os praticantes do esporte.
TOP 8) Encantamento de Minhocas
A Inglaterra definitivamente é um país com muitos esportes diferentes e exóticos. O Campeonato “Encantamento de minhocas” surgiu em 1980 em Willaston, Cheshire, na Inglaterra, se tornou a sensação entre os moradores da cidade e é o mais famoso da Europa.
Com regras bem definidas, a competição é composta por equipes de três participantes (o encantador, o apanhador e o contador de minhocas), cada grupo recebe um espaço quadrado de terra pré-determinado para atrair as minhocas e um período de aquecimento de cinco minutos. Vence a competição a equipe que conseguir “encantar” o maior número de minhocas no tempo de cinco minutos. O recorde atual é de 567 minhocas capturadas em menos de 5 minutos.
Fala aí se não é bizarro?
TOP 7) Maratona Imaginária
Esse campeonato é para os amantes do Rock’n Roll. A curiosa competição acontece desde 1996 na cidade de Oulu, na Finlândia como parte do mega evento Oulu Music Vídeo Festival. A princípio, surgiu como uma brincadeira, uma espécie de atrativo a mais no festival. Contudo, com o passar dos tempos ganhou status de campeonato mundial e recebeu o nome de Air Guitar World Championships.
Como o próprio nome diz, o ato de tocar guitarra fica só na imaginação, pois, os competidores devem tocar guitarra, mas sem guitarra. Você deve estar se perguntando, como assim? Calma! Vamos explicar.
Nessa competição a prática é simples, os participantes devem apenas dedilhar o aparelho como se estivessem tocando de verdade (daí o nome Maratona imaginária). A disputa acontece por etapas e tem regras definidas.
No primeiro round os competidores devem “tocam” o instrumento em um minuto, para isso selecionam previamente uma música que é editada para esse tempo.
No segundo round o tempo é o mesmo, um minuto, porém os participantes não sabem qual música será tocada, assim o improviso é um dos principais ingredientes da disputa.
E não para por aí. O campeonato possui critérios de análise por parte dos juízes, sendo esses:
1º) Technical merit: corresponde a quão semelhante a execução de uma guitarra real o participante representa, no que se refere a posição correta das mãos, os acordes e solos.
2º) Mimesmanship: diz respeito ao poder de persuasão que o competidor tem para convencer de que, de fato, toca uma guitarra invisível. Além disso deve ter sincronia com a música.
3º) Stage presence: refere-se a presença de palco e carisma.
4º) Airness: corresponde a quão artística foi a apresentação.
Entre os principais ganhadores do Air Guitar World Championships estão os franceses, norte-americanos, e claro os finlandeses.
TOP 6) Campeonato mundial de barba e bigode
Você rapaz que não leva sua barba tão a série tem que conhecer os competidores dessa “modalidade” de campeonato. Os visuais mais curiosos, bizarros e criativos de barba e bigode você certamente só irá encontrar nessa disputa.
Assim como outras competições, o conhecido The World Beard and Moustache Championship (Campeonato mundial de barba e bigode) não tem uma origem definida. De um lado, um grupo de italianos, no norte do país, afirmam ter realizado a primeira competição do evento na década de 1970, do outro, os atuais responsáveis pelo First Höfener Beard Club, sustentam ser os fundadores do campeonato, que aconteceu pela primeira vez em Höfez, na Alemanha em 1990.
De acordo com os alemães, a primeira edição aconteceu de forma despretensiosa e contou apenas com participantes do pequeno vilarejo e de algumas cidades próximas. Já a segunda competição ocorreu somente cinco anos depois, na cidade de Pforzheim, na Alemanha e reuniu competidores internacionais. Desde então o campeonato passou a ser realizado de dois em dois anos, e tem percorrido países como Noruega, Áustria, Estados Unidos e Reino Unido.
A competição consiste em eleger as mais estilosas barbas e bigodes do mundo, do natural ao “freestyle”. Se você acha que os competidores apresentam barbas comuns se engana, a criatividade vai longe nessa disputa e ganha quem ostentar a barba ou bigode instigante.
E aí, é ou não muito bizarra essas competições?
Continue acompanhando nossas redes sociais e visitando nosso site que ainda tem mais 5 competições estranhas para você conhecer.
Até a próxima!