As competições mais bizarras que você nem imagina que existe – Parte 1

Parte 1 (5-15)

O mundo dos esportes é um ambiente repleto de emoção, não é mesmo? Entre as disputas por medalhas nos deparamos com muitas vitorias e derrotas, sorrisos e lágrimas, histórias de superação e muito aprendizado. 

Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), existem aproximadamente 35 mil esportes e/ou competições registrados em mais de 120 mil categorias diferentes. Muitas dessas modalidades possuem confederações e até mesmo tribunais para garantir as regras, contudo, a maior parte ainda são praticados de forma amadora em todo o mundo. Curiosamente muitos são criados constantemente, mas, têm aqueles que existem a séculos sem terem se tornados profissionais. 

Em muitas dessas competições “diferentes” e amadoras o resultado não garante pódio, mas sim status e reconhecimento universal e é levado muito a sério pelos praticantes, por mais que pareça bizarro. Além disso, possuem calendários anuais e muita dedicação por parte do competidor, um preparo de dar inveja a qualquer atleta profissional. 

Existem muitas formas de criar um novo esporte, seja partindo do zero ou unindo dois esportes já existentes e adaptando em um só, de forma leve ou radical. Todavia, a criatividade humana é capaz de nos surpreender absurdamente. 

A equipe do Wir Tun News selecionou algumas das competições mais estranhas e inacreditáveis do mundo, vamos conhecer?  

TOP 15. O inusitado Campeonato Mundial Dedão de Ferro 

Criado na Inglaterra em 1974, o “Toe Wrestling World Championship, é produzido pela Organização Mundial da Luta dos Dedos do Pé, chamado de Dedão de Ferro. A disputa é semelhante à queda de braço, porém, neste caso, de dedos do pé. Numa batalha melhor de três, o objetivo é forçar os dedos do adversário para baixo, vence quem tiver o dedão mais forte. 

Imagem Divulgação

TOP 14. Corrida do queijo

Certamente essa é uma das mais tradicionais competições bizarras do mundo, a Cooper’s Hill Cheese Rolling and Wake”, chamada Corrida de Queijo, é realizada na vila de Brockworth, no condado de Gloucestershire, no Reino Unido. Inclusive, o queijo disputado pelos “atletas” recebe o nome do distrito. A propósito, não se sabe bem quando essa tradição começou, mas, estima-se que já tenha mais de 200 anos. 

A competição, que acontece sempre no mês de maio, funciona da seguinte forma: a peça de queijo Gloucester (uma espécie de queijo fabricado desde o século XVI) é arremessado do alto da colina e os competidores descem correndo atrás, o “atleta” que ultrapassar primeiro a linha de chegada ganha o queijo. Lembrando que o objetivo não é apanhar o queijo durante a descida, afinal é praticamente impossível, pois, ao ser lançado ladeira abaixo a peça atinge uma velocidade aproximada de 110 km/h. Talvez o maior velocista do mundo, Usain Bolt, consiga, isso se ele conseguir se manter de pé. 

Imagem Reprodução/Distractify

Por ser um terreno muito irregular, num espaço de 200 metros, é comum os competidores se machucarem das mais diferentes formas. Ossos quebrados, fraturas, luxações e esfoliações em carne viva são alguns dos acidentes mais comuns. 

TOP 13. 200 Metros com a Esposa 

Desde 1997, casais de todas as regiões do mundo se reúnem para participar do Campeonato Mundial de “Arremesso de esposa” (termo muito comum no Brasil). Essa disputa se tornou esporte na Finlândia e desde então atingiu o patamar de campeonato mundial. 

A dinâmica da disputa consiste em: os homens devem atravessar um percurso de 200 metro, ultrapassando diversas barreiras, com suas respectivas esposas nas costas. Ganha quem completar o trajeto no menor tempo. 

Imagem Reprodução/Distractify

TOP 12. Campeonato Mundial de careta 

Essa modalidade esportiva, que se tornou um Campeonato Mundial, acontece na condado de Cumbria, norte da Inglatera, na tradicional festa britânica conhecida como Egremont World Gurning Championship (A feira do caranguejo), que ocorre sempre no terceiro domingo do mês de setembro.  

Não existe comprovação quanto a sua origem, porém, diz a lenda que a disputa é realizada desde o século XIII quando um morador da região doou para os vizinhos uma carroça repleta de maças. Como as frutas estavam muito azedas, a cada mordida da fruta, as pessoas faziam caretas involuntárias. Desde então tornaram o episódio em uma disputa. 

Para a disputa, os competidores devem colocar uma réplica de ferradura de cavalo no pescoço e ousar na criatividade das caretas. Nessa competição vale usar todas as táticas possíveis e os participantes não economizam na criatividade. É comum rosnar, fazer olhares selvagens, distorcer o rosto, olhos esbugalhados, orelhas de abano e uso de dentaduras são as caretas mais populares. A careta preferida da galera é a de quem não tem dente e utiliza os lábios para segurar o nariz com a parte inferior da boca. 

Imagem Divulgação

O maior ganhador do Campeonato de caretas é o Inglês Tommy Mattinson que ergueu a taça 16 vezes. 

TOP 11. Corrida de Pá na Neve 

Sem muita informação a respeito dessa competição, colocamos ela no top 5 devido, justamente, ser um dos esportes de inverno mais esquisitos que encontramos. Segundo pesquisas o Revezamento de pá na neve foi criado por um grupo de operadores de skis, durante a manutenção das pistas, que para descer a geleira rapidamente os profissionais utilizaram essa “estratégia”, assim, desciam escorregando sentados em cima de uma pá, criando a primeira modalidade. 

Atração em muitos países de clima extremamente frio, consiste em descer colinas cobertas de neve sentados em uma pá, controlando com o corpo a velocidade durante a “queda livre”, que pode atingir uma velocidade de 110 quilômetros por hora.  

Imagem Reprodução/Distractify

E aí, o que achou?

Essas foram 5 das 15 competições mais malucas que nossa equipe selecionou.

Em breve publicaremos mais 5 disputas para você se divertir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *